Os primeiros moradores chegaram de Minas Gerais, liderados por Francisco José Dutra, por volta de 1816 e se instalaram nas proximidades do ribeirão Vai-Vem, nome que recebeu o povoado em seus primórdios.

O arraial de Vai-Vem era um distrito do município de Catalão e em 12 de setembro de 1870 a Lei 446 declara de forma definitiva o desmembramento do município de Catalão, nesta época o povoado já se chamava Entre Rios, por estar localizado entre os rios Corumbá e Veríssimo.

Em 26 de março de 1904, através da Lei Estadual nº. 42, a cidade passa a se chamar Ipameri e em 1913 inicia-se a construção da primeira etapa da ferrovia, que trouxe um grande progresso, conectando Ipameri à Capital do Estado e ao restante do país de forma rápida e eficiente.

Com a decadência do transporte ferroviário na década de 50 a cidade sofreu um período de isolamento e atraso, época em que perdeu grande parte de suas indústrias. A redenção veio cerca de quarenta anos depois, quando as estradas que ligam o município ao restante do país foram asfaltadas.

Desde então Ipameri tem experimentado uma constante evolução, com a instalação de grandes indústrias, empresas comerciais e instituições de enssino superior, finalmente a cidade volta a respirar uma atmosfera de progresso e terá a oportunidade de mostrar toda a sua pujança.

Alma Poética - Contador