Neusa de Souza Garcia nasceu em Urutaí - Goiás em cinco de agosto de 1934, seus pais eram Francisco Aprígio de Souza e Maria Capuzzo Souza. Ela mudou-se para Ipameri, município vizinho, aos seis anos de idade e fez seus estudos, do primário ao curso normal, no Educandário e Escola Normal Nossa Senhora Aparecida, onde formou-se em 1954. Após a formatura Neusa trabalhou alguns anos como professora do Educandário até casar-se com Manoel Garcia Neto, em 1959.

         No Educandário Neusa já fazia trabalhos de arte sob a coordenação de Irmã Maria, em 1959 ela mudou-se para Goiânia, onde dedicou-se apenas à família. Em 1980 começou a "brincar com o barro na mão", como ela mesma diz, a convite de Tiana Tomé, quando criou suas primeiras obras.

         A primeira obra sua que foi mostrada ao público foi seu hoje conhecido presépio, que ela criou para si mesma e que a partir do início da década de oitenta passou a ser exibido no período natalino na vitrine da Elvira Boutique.

          Em 1982 aconteceu sua primeira exposição no Chafariz da Praça Universitária, em Goiânia. A partir desta exposição Neusa passou a ser reconhecida no Estado de Goiás e em todo o país pela beleza e importância de suas obras.

          Em 26 de julho de 2005 Neusa foi agraciada com a comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, uma merecida homenagem para esta talentosa ipamerina que começou "brincando com o barro nas mãos" e hoje é uma das mais destacadas escultoras de arte sacra do nosso país.


          Além de artista talentosa, Neusa é dona de casa e mãe de três filhos: Manoel Garcia Filho, 45 anos, Engenheiro Civil especializado em restauração de patrimônio histórico; José Francisco de Souza Garcia, 42 anos, Médico Oftalmologista; e Marcel Garcia de Souza, 39 anos, Engenheiro Civil.



Primeiro trabalho de arte de Neusa Garcia, pintura de óleo sobre tela de 1954 representando flores silvestres.

Clique na tela para ampliá-la.

Alma Poética - Contador